cover
Tocando Agora:

Fal Silva, guitarrista celebrado como ‘Violeira da maldade’ pela banda baiana Afrocidade, ainda atuava como luthier

Músico tinha orgulho de ser de Camaçari, município da região metropolitana de Salvador onde nasceu o grupo e onde o artista morreu ontem aos 32 anos. ♪ OB...

Fal Silva, guitarrista celebrado como  ‘Violeira da maldade’ pela banda baiana Afrocidade, ainda atuava como luthier
Fal Silva, guitarrista celebrado como ‘Violeira da maldade’ pela banda baiana Afrocidade, ainda atuava como luthier (Foto: Reprodução)

Músico tinha orgulho de ser de Camaçari, município da região metropolitana de Salvador onde nasceu o grupo e onde o artista morreu ontem aos 32 anos. ♪ OBITUÁRIO – Quando a banda baiana Afrocidade debutou no mercado fonográfico em 2016 com o EP Cabeça de tambor, o coletivo já estava na pista há cinco anos. E sempre teve na formação o guitarrista Flávio de Oliveira da Silva, o Fal Silva, morto na noite de ontem, 25 de maio, em decorrência de espancamento sofrido em Camaçari, município periférico situado na região metropolitana de Salvador (BA). Celebrado pelo grupo como “Violeira da maldade” em função das habilidades técnicas no toque da guitarra, Fal Silva morreu aos 32 anos na terra natal dessa big band formada em 2011 pelo músico e arte-educador Eric Mazzone a partir da atuação como mestre de oficinas de percussão no núcleo de música da Cidade do Saber. Fal e os colegas do Afrocidade tinham orgulho de ser de Camaçari – Camacity, como eles chamavam o município. Em 2021, a banda Afrocidade lançou o primeiro e por ora único álbum de estúdio, Vivão, precedido pelo EP Afrocidade na pista (2016) e por álbum ao vivo gravado na série do estúdio Showlivre e lançado em 2018. No disco Vivão, a banda misturou afrobeat com pagodão baiano, entre outros ritmos de caldeirão fervente que incluía arrocha, dub e samba-reggae. Além de músico, Fal Silva era luthier, cuidando da manutenção e restauração de instrumentos. Personalidades da música da Bahia, como Luedji Luna (cantora que participou do álbum Vivão na faixa Lua branca) e Russo Passapusso, manifestaram pesar nas redes sociais pela abrupta e inesperada saída de cena de Fal Silva.